domingo, 5 de agosto de 2012

Lusomel: Mitologia - Zirmeu

Em Lusomel são 7 as divindades reconhecidas e veneradas pelos diversos povos humanos que habitam o Arquipélago. A cada divindade está associada uma cor do sangue, o mesmo sangue que corre nas veias do povo por si criado. A história das suas vidas vem relatada nos livros sagrados conhecidos por Crónicas de Lusomel.

Entre as 7 divindades, 3 são os deuses criadores, e 4 são os filhos-deuses. Os 3 criadores são os fundadores do mundo tal como ele existe, e cabe-lhes o papel de comandar o seu destino e o de todas as criaturas que nele vivem.

Zirmeu é o primeiro dos três criadores, o deus do sangue vermelho e criador do povo faremanic. Quando representado com os outros 2 criadores, ocupa sempre a posição do lado esquerdo. 


É o deus da força, da guerra, da justiça. É descrito como sendo um homem com uma espessa barba vermelha e um cabelo comprido da mesma cor, de tronco nu, largo e musculado, empunhando um martelo em certas ocasiões.


Este deus também é conhecido pelo nome de Tarfo, nomeadamente entre o povo domenic, sendo nesse caso representado com cabelo, barba e roupas de cor violeta. As razões da divergência existente quanto ao nome e aparência serão aprofundadas em posts mais adiante, nomeadamente a propósito do deus Croncio. As imagens são meramente exemplificativas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário